PREFEITURA MUNICIPAL DE
BARRACÃO/RS
Contato:
(54) 3356 1244/1255
contato@barracao.rs.gov.br
Notícias

Barracão participa de projeto que resgata história do Passo do Pontão

Barracão participa de projeto que resgata história do Passo do Pontão

O tropeirismo, movimento de grande importância econômica para o Brasil Colonial foi muito importante na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades e ajudaram a desbravar esse país.
Por volta de 1785, os tropeiros, encurtando caminho e fugindo à cobrança do imposto, abriram um passo clandestino: era o Passo do Pontão, entre os municípios de Barracão e Campos Novos.
Estima-se que o caminho do Passo do Pontão, existiu na clandestinidade por aproximadamente um século.
Transformar a herança histórica e cultural do Passo do Pontão numa rota de ecoturismo cultural oferecendo produtos e serviços numa cadeia produtiva sustentável, gerando trabalho e renda principalmente para o meio rural é o objetivo destas reuniões com representantes dos municípios de Campos Novos, Barracão, Celso Ramos, Capinzal e Zortéa.
As estratégias ainda estão sendo debatidas entre os participantes. Algumas definições já são conhecidas. Um ponto, representado por um mastro com bandeira identificando o Marco Zero da nascente do Rio Uruguai e Passo do Pontão, deverá ser instalado pelos municípios de Barracão, Celso Ramos e Campos Novos, cada um no ponto mais próximo do Marco Zero.
Aqui em Barracão, a história deverá ser reforçada e levada ao conhecimento do público mais jovem através das plataformas de comunicação do município, escolas e outros materiais de divulgação. Além disso, está sendo discutido uma outra forma de identificação do Marco Zero nas duas extremidades da ponte que liga os dois estados, afim de levar ao conhecimento dos usuários da rodovia, que o local por onde eles estão passando é onde nasce o Rio Uruguai.

Últimas notícias

PREFEITURA MUNICIPAL DE
BARRACÃO/RS

Portal de Informações
Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Avenida Brasília - 1057 - Centro
CEP: 95370-000
Fone: (54)3356 1244/1255

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRACÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.