BARRACÃO PROMOVE A XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde e Governo Municipal de Barracão, realizaram nesta quarta-feira, dia 22 de março, a 11ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Aldir Zanela da Silva (Dile), da Secretária Municipal de Saúde Leila Figueiredo, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Lerise Cássia Fabiani, demais autoridades públicas e profissionais ligados ao setor e palestra com a Enfermeira Maiara Serena.
O tema deste ano foi “Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”.

Durante a reunião, profissionais da saúde e a população debateram diversos eixos voltados para a saúde do nosso município, além de realizar um levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos anos e a eleição das propostas criadas e escolha dos Delegados que irão representar Barracão e apresentar as propostas do Município na Conferência Estadual de Saúde nos dias 15, 16 e 17 de maio em Porto Alegre.

De acordo com o Prefeito Dile, “nós precisamos ouvir os usuários da rede municipal de saúde, porque é a partir dessa escuta que temos a oportunidade de levar as demandas de um local específico, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo”.

As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal foram:
EIXO 1: O Brasil que temo. O Brasil que queremos;
- Aumentar a oferta de serviços médicos especializados e exames, reduzindo o tempo de espera.
- Revisar a tabela SUS, adequando os valores pago aos prestadores.
EIXO 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
- Subsidiar recursos para a valorização profissional
- Criar programas/projetos de informação sobre o funcionamento do SUS.
EIXO 3: Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia;
- Incentivar maior participação dos usuários nos conselhos municipais, realizando ampla divulgação da importância dos espaços de controle social.

- Revisar o financiamento do SUS, atenção primária – média e alta complexidade com equidade entre os três poderes: federal, estadual e municipal.

Os Delegados e suplentes escolhidos para a Conferência Estadual de Saúde em maio, são:

Usuários
Titular: Helen Hoffmann