Barracão foi palco, nesta sexta-feira, da 1ª Ronda da Integração Tropeira Passo do Pontão, um evento inédito que reuniu lideranças políticas, especialistas, estudiosos e representantes de entidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em uma jornada de valorização do tropeirismo e da integração regional.
Com caráter interestadual, a iniciativa buscou fortalecer os laços entre os projetos “Passo do Pontão - Raízes Culturais” e “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”, ambos voltados à valorização do patrimônio histórico, cultural e natural da região que abriga o sítio histórico e arqueológico Passo do Pontão – local emblemático que marca o nascimento do rio Uruguai, na confluência dos rios Canoas e Pelotas.
A programação iniciou com recepção e inscrições às 8h, seguida da abertura oficial conduzida por autoridades como o prefeito de Barracão, Luiz Carlos da Silva, vice presidente da Amunor, Leonardo Panisson, e representantes de entidades como Emater/RS-Ascar, Epagri/SC, Sebrae/RS, Amplasc e Cirenor.
Durante a manhã, palestras e painéis destacaram a importância histórica do tropeirismo para o desenvolvimento econômico e social do Sul do Brasil. O pesquisador Antônio Carlos Popinhak (Curitibanos/SC) trouxe uma abordagem sobre o papel do tropeirismo nas formações culturais de gaúchos e catarinenses. Já o Painel I contou com contribuições do arquiteto Dirceu Carneiro e da historiadora Suzana Perin, com mediação de Elvio Jacobi que substituía Magna R. Tessaro, do Instituto Humaniza.
No final da manhã, foram apresentadas as propostas dos dois projetos integradores: Terezinha F. Carneiro falou sobre o “Passo do Pontão – Raízes Culturais” e Ilvandro Barreto de Melo detalhou o “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate”. O almoço típico tropeiro, com pratos à base de pinhão, reforçou a conexão cultural entre os estados.
A tarde iniciou com o Momento Cultural, protagonizado por Delonei Picoli, seguido pelo Painel II, que tratou da importância simbólica e geográfica do rio Uruguai como elemento de integração. As falas foram conduzidas por Claudia Pirez (UPM) e Luciano Henning (Fórum de Meio Ambiente da UPM), com mediação de Élvio Jacobi (COMTUR – Barracão).
Encerrando a programação, foi lançado o projeto “Remada da Integração”, que propõe atividades esportivas e culturais em torno do rio Uruguai, com apresentações de Alexandre Rossi (Inspira Eventos) e João Paulo Peres Bezerra (UFFS).
O dia foi concluído com uma visita guiada à histórica Ponte da Integração, que celebra 29 anos de sua inauguração, simbolizando a união entre os dois estados.
A 1ª Ronda da Integração Tropeira Passo do Pontão reafirmou o potencial turístico, histórico e cultural da região, promovendo a cooperação interestadual e apontando caminhos para o desenvolvimento sustentável com base na valorização das raízes tropeiras.
Barracão – Um Bom Lugar para Viver!