A Secretaria Municipal de Assistência Social de Barracão comunica aos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Cadastro Único (CadÚnico) e de outros benefícios sociais do Governo Federal sobre uma importante mudança que passa a valer a partir das novas normas e decretos publicados ao longo de 2025.
Conforme as atualizações, a biometria tornar-se-á obrigatória para todos os usuários do CadÚnico e dos programas sociais federais. A medida tem como objetivo garantir mais segurança, ampliar o controle, evitar fraudes e assegurar que os benefícios cheguem, de fato, às famílias que realmente necessitam.
Todos os beneficiários deverão possuir a biometria devidamente registrada. Para essa validação, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser o documento prioritário, sendo que os prazos de adequação ocorrerão de forma escalonada, conforme cronograma estabelecido pelo Governo Federal.
A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça a orientação para que todos procurem fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (RG). Com o novo modelo do documento, a biometria é registrada automaticamente, atendendo a uma exigência que passa a ser obrigatória para os beneficiários dos programas sociais.
A recomendação é que os cidadãos não deixem para a última hora, evitando transtornos futuros e garantindo a continuidade no recebimento dos benefícios. Para mais informações, os beneficiários podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social.